Métodos e Inovações para o Ensino II
- Leonardo Lacerda
- 16 de jan. de 2019
- 3 min de leitura
Dando continuidade à apresentação de ideias/métodos/propostas para uma educação mais ativa por parte dos(as) alunos(as), serão apresentados agora mais duas possibilidades:
TBL
Sigla inglesa para Team Based Learning, que em uma tradução livre significa Aprendizagem Baseada em Equipe, que se trata de um método que basicamente se divide em 7 etapas.
1ª. Estudo prévio de um tema/assunto:
Aqui entra a proposta do Ensino Híbrido, uma mescla da aprendizagem em sala de aula com o estudo prévio do tema/assunto.
2ª. Teste individual de checagem:
Momento em sala de aula que o(a) estudante realiza as aplicações do que estudou, averiguando em um teste (teórico ou prático) e se observa o que se aplica ou não em seu caso.
3ª. Alunos(as) se reúnem para responder o mesmo teste (teórico ou prático):
Como a base dessa metodologia é o trabalho em equipe, nada mais condizente que reunir os(as) alunos(as) em grupo para trabalharem com um mesmo caso/problema/situação.
4ª. Discussão do problema até o grupo chegar a um consenso:
O foco aqui é aprender a trabalhar em conjunto, sabendo ouvir e expor suas ideias, trabalhar com as informações e experiências dos membros do grupo. Neste etapa, o(a) professor(a) não interfere no debate.
5ª. Professor(a) faz um apanhado geral:
Depois dos grupos chegarem a um consenso, o docente faz uma breve explanação para sanar dúvidas e nivelar a turma sobre o assunto abordado.
6ª. Professor(a) apresenta casos práticos para alunos resolverem:
Ainda pensando no mesmo assunto, o docente apresenta outros casos semelhantes ou com novas perspectivas para os grupos debaterem e resolverem.
7ª. Avaliação:
Cada etapa descrita acima é avaliada, cabendo ao docente estabelecer os critérios importantes a serem levados em consideração.
Entenda mais vendo o vídeo abaixo:
PBL
Sigla inglesa para Problem Based Learning, que em uma tradução livre significa Aprendizagem Baseada em Problema, que se trata de um método que basicamente se divide em 6 etapas.
1ª. Leitura de um problema:
Semelhante ao método anterior, pois a base é ler/estudar um material previamente ao que será trabalhado em aula.
Essa leitura é feita inicialmente de forma individual para depois ser feita em grupo.
2ª. Tutor(a) incentiva os(as) alunos(as) a discutirem sobre o problema:
Novamente o debate em grupo é aplicado, sendo primordial para se trabalhar com outros pontos de vista e lidar com pessoas.
3ª. Tutor(a) faz mediação:
Sugere-se outros elementos para discussão e se solicita que um(a) aluno(a) do grupo anote as questões levantadas.
4ª. Alunos(as) buscam respostas em casa e voltam para tirar dúvidas:
Depois que as perguntas foram listadas na etapa anterior, cabe a cada um pesquisar as respostas fora da sala de aula (em casa, na biblioteca, com outros alunos ou professores ou profissionais da área). Caso alguma pergunta permaneça, a mesma é sanada na próxima aula com o(a) tutor(a) ou em algum outro momento acordado.
5ª. Grupo discute como chegou na(s) resposta(s):
Em aula, os grupos expõem como chegaram na(s) resposta(s) e cabe ao docente avaliar o processo que cada grupo tomou (não necessariamente uma avaliação valendo ponto).
6ª. Encerramento:
Momento em que ocorre a autoavaliação da aula como um todo, da avaliação dos colegas de classe e professores. Etapa que não é pautado na aplicação de nota.
Entenda mais assistindo ao vídeo abaixo:
OBS: Perceba que se tratam de métodos com uma necessidade de planejamento muito forte, além de uma flexibilidade por parte do docente para ouvir e assimilar os pontos de vistas individuais e dos grupos.
Pronto para aplicar esses métodos em sua aula? Comece o planejamento então!
Comments